
Futuro de vendas e marketing

01/11/2019

5 minutos de leitura
O marketing de vendas é um planejamento e seleção de produtos e/ou serviços que as empresas pensam e concordam que são do interesse dos clientes.
A partir disso, um conjunto de estratégias começa a agir com o objetivo de convencer o cliente de que a solução apresentada por essa empresa é a melhor no mercado, e agrega tudo o que ela precisa para sanar a necessidade.
É necessário escolher os produtos que serão comercializados e criar novas estratégias diferentes para vendê-los e assim, chamar atenção dos clientes existentes e de novos.
Além disso, é imprescindível que conheça muito bem o público alvo, que crie um planejamento de apresentação do produto, preço, ações de promoção, comunicação qualificada, afim de fidelizar os clientes.
Monitorar os resultados e fazer adaptações constantes é outro fator que irá contribuir para o desenvolvimento sustentável das suas vendas.
Também, é muito importante manter a equipe de vendas muito bem alinhada com a equipe de marketing, já que eles têm o contato direto com o cliente, podendo pensar de forma mais estratégica na promoção adequada aos produtos.
O marketing se beneficia com as ferramentas de dados analytics com foco em relacionamento, automação e redução de custos na hora de adquirir novos clientes.
Essa plataforma permite coletar muitos dados possibilitando execução de estratégias com precisão, favorecendo que as tomadas de decisão sejam baseadas nessas informações.
Estamos vivendo em um momento onde o futuro favorecerá mudanças positivas. E para adequar-se neste futuro, é necessário ter ideia e objetivo de investimento contínuo em infraestrutura digital, que é o ponto que está fazendo a grande diferença nos mercados e representando a realidade.
Essa transformação baseia-se no processo de adoção de tecnologia como forma de melhorar continuamente a eficiência em todos os segmentos da empresa, no aumento da produtividade, treinamento dos robôs para a personalização no atendimento aos clientes, integração dos setores, redução de custos, automatização das atividades, acompanhamento do desempenho do negócio, de funcionários, de clientes, entre outros.
Com isso, as empresas conseguem aumentar a taxa de conversão, reduzir o tempo do ciclo de vendas e, principalmente, melhorar a experiência do cliente, impactando apenas aqueles com alto potencial de conversão, por meio de mensagens mais adequadas ao seu perfil.
A tecnologia nos dias de hoje é fundamental e obrigatória, e se as equipes comerciais não se atualizarem, acabarão se tornando inúteis e vão ficar para trás.
Caminhamos para um mundo onde tudo e todos estarão conectados 24 horas por dia, e a inteligência artificial, um dos termos mais utilizados do momento, já está cada vez mais presente em nosso dia a dia, seja nos carros, nas roupas, casas, empresas, facilitando nossas compras, nossas resoluções de problemas e demandas, entre outros.
As empresas que não acompanharem essa transição, não vão sobreviver no mercado e acabarão dando espaço a empresas que se adequarem a nova fase que é considerada mais eficaz, movida a tecnologia.
Então, para se manter bem nesse futuro tecnológico de vendas e marketing, é preciso ter a mente aberta, ser inovador, ter visão e percepção além da empresa, estar sempre atualizado, compartilhar conhecimento, saber discutir sobre as tendências e os novos conceitos. Assim, estará ajudando a empresa em crescimento contínuo.