Vantagens de se usar inteligência artificial no negócio

06/05/2019

Em 2001, Steven Spielberg lançou “A.I. Inteligência Artificial”. Nele, essa tecnologia é colocada como algo muito futurista e em um cenário quase apocalíptico onde as máquinas substituem seres humanos e até são capazes de emular sentimentos caso sejam programados para isso.

 

Atualmente, no ano em que o filme alcança sua maioridade, a realidade da ficção se aproxima cada dia mais da realidade - com exceção do mundo distópico. Mas, se atendo às evoluções tecnológicas, o aprimoramento das inteligências artificiais impressiona, e elas são capazes de reproduzir muitas atividades cotidianas majoritariamente humanas. Diferentemente do ser humano, entretanto, a máquina não está suscetível ao erro nem ao desgaste que certas profissões exigem. Com isso, o trabalho manual é substituído por um automatizado, com qualidade idêntica, mas otimizado graças à sistematização da IA.

 Pegue, por exemplo, um call center. Diversos estudos apontam o quão nocivo à saúde mental um serviço de telemarketing é. Estresse, desgaste e agressões verbais por parte de clientes mais exaltados são apenas alguns dos problemas que um profissional dessa área enfrentam diariamente.

 Tudo isso leva a uma queda de rendimento natural do ser humano. Um profissional frustrado ou vai deixar a empresa ou você vai perder a paciência com ele por causa dessa queda de produtividade.

Gasta-se o mesmo tempo para treinar um novo funcionário do seu atendimento primário e a inteligência artificial, mas ela só precisará ser treinada uma vez. Ao invés de preparar um profissional toda vez, é muito mais prático alimentar o robô com novas informações por causa da continuidade e da automatização dos processos. Além disso, ela gera relatórios automaticamente, agilizando a análise das informações, o que leva a um melhor rendimento da empresa.

 

Como a inteligência artificial pode ajudar minha empresa?

Outro ponto importante é a possibilidade de explorar os meios digitais. Um funcionário não vai trabalhar 24 horas por dia. Um robô pode fazer esse atendimento o dia e a hora que o cliente precisar. Às vezes, deixar para retornar no dia seguinte não vai adiantar, seja porque o problema já foi resolvido ou porque o cliente não está próximo do aparelho que precisa de manutenção. Isso pode criar uma sensação de frustração que, se acumulando, pode levar ao cancelamento do contrato.

 Terceirizar também não é a solução. Se livrar de um problema não significa que ele estará resolvido. Para estar a par do ambiente e do modus operandi da sua empresa, nada melhor do que estar lá dentro, no dia a dia. Nessa troca de informações e relatórios muita coisa pode se perder, fora que não é prático esse tipo de processo.

 Economicamente falando, investir em solução de problemas é muito mais rentável do que gastar dinheiro tentando maquiar um problema. Problema esse que vai, inclusive, se tornar perene caso seja apenas deixado de lado.



Somos uma empresa brasileira que atua no segmento de engenharia de redes e telecomunicações, trabalhamos com sistemas técnicos avançados e temos um time de especialistas prontos para te ajudar.

COPYRIGHT - Todos os direitos reservados.

Siga nossas redes sociais:

CONTATOS

Atendimento Nacional
0800 604 5555

São Paulo
(11) 2391-1621

Curitiba
(41) 3797-9999

Belo Horizonte
(31) 2517-3550


Atendimento Ominichannel: