fbpx

Responsabilidade Social

Vanessa colaboradora Matrix

Compartilhar nosso ambiente de trabalho com uma colaboradora com Síndrome de Down poderia a primeira vista representar um desafio e/ou uma dificuldade. Para nós da Matrix, vimos uma oportunidade de pôr em prática nossos valores como empresa e o que acreditamos em nosso dia a dia, nosso cotidiano, nossa rotina e nossas vidas. Abrimos a porta de nossa empresa para a Vanessa, e desde então a cada dia nos encantamos mais.

A iniciativa teve origem por indicação de um dos líderes da empresa que, com um caso da síndrome em sua própria família, apresentou e sugeriu o Instituto Mano Down como uma parceria interessante para a empresa. O instituto sem fins lucrativos, fundado em 2010 por Leonardo Gontijo, nasceu com a proposta de garantir que pessoas com Síndrome de Down tornassem-se protagonistas de suas próprias vidas. Levando mais informações às famílias e ao público em geral, promovendo projetos de socialização e desenvolvendo programas de inclusão, o Instituto vem conseguindo dar voz e vez a essas pessoas.

Justamente por meio de um desses programas de inclusão – o Talento Apoiado – com o apoio do instituto, saímos em busca de um novo colaborador. Muito além de criar a ponte entre deficientes intelectuais e empresas, o programa conta com uma metodologia própria e um planejamento personalizado centrado nos indivíduos, de forma a potencializar suas capacidades e crescimento profissional.

Após processo seletivo e conversa com sua família, Vanessa foi escolhida para integrar nosso time. É verdade que algumas adaptações estruturais e de equipe foram necessárias num primeiro momento: a adaptação da altura de um ponto, um treinamento mais personalizado, o compartilhamento de uma rotina, a adaptação de locomoção ao escritório – tudo isso fez parte desse momento de integração. Desde então, atuando operacionalmente no Departamento Pessoal e RH, Vanessa desempenha suas funções com grande autonomia: corta, colhe e entrega contracheques, distribui e coleta informações dos funcionários, remete dúvidas e solicitações da área, entre outras demandas. Sempre prestativa e animada, ela rapidamente se tornou parte essencial da vida de todos na Matrix.

VANESSA Colaboradora Matrix
VANESSA e Leandro Neto
VANESSA e Leandro Neto
Instituto Mano Down - Quero Doar
Instituto Mano Down - Quero Doar
VANESSA Colaboradora Matrix VANESSA e Leandro Neto VANESSA e Leandro Neto Instituto Mano Down - Quero Doar Instituto Mano Down - Quero Doar

Hoje, olhando com certo distanciamento, podemos perceber e valorizar essa relação através de dois pontos de vista: do lado de nossa colaboradora, é emocionante assistir seu desenvolvimento e amadurecimento. O trabalho garantiu independência e propósito em sua vida – hoje casada, Vanessa continua trilhando seu caminho de aprendizado e superação. Por outro lado, em se tratando de aprendizado, não houve maior crescimento e evolução do que o de todos nós. Ganhamos uma colega incrível que diariamente nos encanta, surpreende e ensina. Ensina sobre o valor da vida, sobre as relações humanas, sobre diferenças, dificuldades, amor! Ninguém supera a sinceridade de Vanessa. Muitas vezes, ela parece nos entender melhor do que nós mesmos. Nosso ambiente de trabalho com ela é mais alegre, eficaz e humano.

Esse final feliz só existiu porque houve alguém lá no início da história que pensou: “O que a gente pode fazer para transformar o mundo em um lugar melhor?”. Mais do que isso: mover a ideia para a prática, arregaçar as mangas e promover a mudança. A Matrix abraçou a ideia e se orgulha hoje de poder estar influenciando outras pessoas a fazer o mesmo.

Você também pode apoiar a causa e promover essa mudança em sua vida e/ou empresa. Não sabe como? Nossa experiência talvez possa te ajudar.

Entre em contato, vamos mudar o mundo juntos.