
Por que começar a usar o WhatsApp API agora?

27/10/2020

8 minutos de leitura
Você tem uma empresa. Sua empresa não para de crescer. É natural que o volume de atendimento aumente e requeira cada vez mais energia, atendentes, estrutura, investimentos…
Eu te pergunto: “Tem como atender melhor e mais rápido, com menos recursos?”
A resposta é SIM! Você já deve ter se deparado com robôs de atendimento e/ou fluxos de atendimento automatizados. Tecnicamente conhecidos como chatbots, os robôs de inteligência artificial fazem parte do processo e tendência natural de automação do atendimento.
Dentro dessa área, o WhatsApp Business API (ou simplesmente WhatsApp API) se destaca como modalidade ideal para médias e grandes empresas buscando automatizar o contato com seus clientes e utilizar o aplicativo como forte ferramenta de atendimento.
Listamos as Principais Vantagens do WhatsApp API que você e sua empresa precisam conhecer! Entenda por que começar a usar o WhatsApp API agora!
Escalar o seu Atendimento
O WhatsApp API é ideal para empresas com vários clientes e alta demanda de atendimentos. Seria humanamente impossível para grandes empresas atenderem e operarem suas respectivas contas no aplicativo de forma individual com apenas 1 atendente recebendo e distribuindo chamadas.
Essas empresas recebem diariamente uma alta demanda de contatos e solicitações que precisam ser atendidas de forma rápida e eficiente. A maneira de escalar e atender isso é com a integração do API.
Mesmo pequenas e médias empresas já possuem essa integração em perspectiva, no caso estimuladas pelo crescimento de seus negócios a médio/longo prazo.
Apenas um Número Fixo
O WhatsApp API lhe permite integrar todo o seu contato na plataforma em apenas um único número de telefone, que pode ser o número que a sua empresa já utiliza hoje, seja ele um número fixo ou um 0800.
Dessa forma, a empresa não precisa de disponibilizar vários números ou ramais diferentes, nem divulgá-los em todos os seus meios de comunicação. O acesso ao mesmo número por parte da equipe de atendentes também facilita o gerenciamento e fluxo de mensagens, sem necessidade de apenas um intermediário sobrecarregado de demandas.
É possível otimizar o seu atendimento e integrá-lo a um número ilimitado de atendentes – atendendo melhor, mais rápido e viabilizando o crescimento de sua empresa.
O cliente, além de um atendimento ágil e personalizado, não é bombardeado por uma infinidade de diferentes números de contato, que costumam gerar dúvidas e desconfiança.
Integração com outras Plataformas de Atendimento
Pense na variedade de redes sociais e canais de atendimento disponíveis: telefone, e-mail, mensagens no Facebook, Instagram, contatos via WhatsApp… São diversos os canais de comunicação. É um desafio e tanto para as empresas administrarem essa profusão de contatos de forma segmentada em cada uma de suas plataformas.
O WhatsApp API permite a integração do seu sistema a diversas plataformas de atendimento e CRM (Customer Relationship Management). Além da facilidade de acesso e adaptação por parte da equipe, expande-se as funcionalidades do aplicativo, abrangendo os próprios sistemas de atendimento.
Listas e relatórios de atendimento, por exemplo, podem ser gerados automaticamente com mais segurança, rapidez e assertividade; não sendo necessária a coleta manual de dados e disposição em planilhas.
WhatsApp API: Selo de Autenticação
As empresas que desejam começar a utilizar o WhatsApp API precisam primeiro de aprovação e aval do WhatsApp. Tudo dando certo e aprovado, o número ganha um selo de autenticação que pode não significar muito a primeira vista mas traz grande representatividade e relevância a quem o possui.
O selo tornou-se a maneira oficial de anunciar ao mundo que a sua empresa está integrada a plataforma, que passou pelo rigoroso processo de verificação do WhatsApp e vem atuando em parceria com o aplicativo de forma segura e profissional.
Da parte dos usuários, estes sentem-se muito mais confiantes e seguros em acessar e manter contato com uma conta autenticada – a empresa aos olhos do cliente mostra-se profissional e robusta.
Automação via Inteligência Artificial
Somente através do WhatsApp API, sua empresa consegue agregar talvez a vantagem mais significativa de aderência a plataforma: a integração de inteligência artificial via chatbots ao seu fluxo de atendimento.
Por que integrar chatbots ao atendimento? Grandes empresas com alta demanda de usuários buscando contato precisam automatizar o atendimento para dar conta de suprir essa infinidade de contatos. Filtrando e solucionando dúvidas simples via robôs, é possível então deixar apenas as demandas mais complexas nas mãos dos atendentes, que conseguem assim priorizar seus atendimentos, atendendo melhor e mais rápido.
A integração de inteligência artificial ao atendimento é o caminho natural da maioria das grandes empresas e/ou em crescimento, visto a limitação financeira em se investir na expansão de estrutura física e de pessoal de call centers.
WhatsApp API: Personalização
Toda essa integração e automatização do atendimento não significa um atendimento frio e distante. Pelo contrário, com um fluxo de atendimento estruturado e a ajuda de chatbots é possível personalizar sua mensagem ao máximo: humanizar seu atendimento, integrar sua voz e cultura organizacional, criar sua brand persona (avatar com nome e personalidade que representa sua empresa) e se aproximar cada vez mais de seus clientes.
A personalização, e demais vantagens citadas até então, agregam e melhoram a experiência do cliente em mais um canal de comunicação com a empresa. Demonstram que a empresa está pronta e atenta ao cliente e ao seu universo e estilos de vida.
Como implementar o WhatsApp API na sua empresa?
Chegou até aqui e entendeu por que começar a usar o WhatsApp API? Está convencido que ele irá te ajudar? E agora, quais os próximos passos?
Em primeiro lugar é preciso entrar em contato com um Provedor autorizado de serviço do WhatsApp para conseguir a aprovação do aplicativo. Todas as empresas interessadas precisam desse intermediário. A Matrix Brasil, por exemplo, é um provedor oficial e autorizado pelo WhatsApp para integrar empresas ao API.
Juntos, empresa e intermediário buscam a defesa e aprovação da integração junto ao Facebook (detentor do WhatsApp). Uma vez aprovado é possível iniciar o processo de integração de inteligência artificial, construção de fluxos de atendimento e definição de nome e número de contato.
A partir daí, o céu é o limite para sua empresa: a personalização do fluxo de atendimento, a subdivisão em departamentos internos, a configuração de um avatar e de uma voz de marca – a empresa tem liberdade para moldar e promover melhorias constantes com base em resultados reais. A cada dia, seu atendimento fica mais assertivo e profissional!