Saiba o que é Broadcast Storm e como fazer para amenizar os impactos desse fenômeno em sua rede

23/05/2019

Broadcast Storm, também conhecido como tempestade de broadcast, é um fenômeno que causa grande transtorno para uma rede local. Ela acontece quando uma quantidade extrema de multicast ou broadcast é replicada continuamente em todas as portas, de todos os switches, em uma mesma rede ou vlan.

Os loops de redes Ethernet, onde um switch é conectado a outro através de mais de um cabo RJ45 ou Fibra óptica, são uma das principais causas do Broadcast Storm. Um protocolo desenvolvido para sanar esse problema é o Spanning-Tree porém, se ele estiver desabilitado, ou mal configurado, a tempestade será praticamente inevitável.

Por outro lado, esse fenômeno pode ser investigado como um possível ataque de negação de serviço (DOS) em equipamentos infectados com vírus, ou manipulados por atacantes para gerar requisições “ARP” (Address Resolution Protocol), em todas as máquinas pertencentes ao mesmo domínio de broadcast.  A tempestade impacta diretamente na performance da rede pois ela consome largura de banda, bem como recursos da CPU dos switches da rede. Portanto, a percepção de lentidão é nítida para os usuários.

Prevenindo o Broadcast Storm

A prevenção do broadcast storm começa na fase de desenvolvimento do projeto da topologia de rede e ativos que serão utilizados na rede local. É importante definir diretrizes para as rotas de tráfego de rede e quais protocolos serão utilizados para prover a alta disponibilidade de redes Ethernet. Além disso, deve-se implantar um monitoramento eficiente, e escolher equipamentos confiáveis para operação das redes.

Embora o planejamento da rede local seja um método de prevenção, ele não é 100% eficaz, pois o erro do engenheiro na configuração lógica, ou conectorização física de um ativo, pode levar todo planejamento ao fracasso. Por isso, os principais fabricantes - como por exemplo a Cisco, Huawei e Datacom - desenvolveram um recurso que atua o controle de tempestade de transmissão.

Storm Control

Esse recurso, denominado Storm Control, monitora pacotes entrantes na interface especificada e verifica se ele é broadcast, multicast ou unicast. A partir disso, o Switch contabiliza o número de pacotes recebidos e qual o tempo de intervalo pré-definido pelo Engenheiro de Redes. Embora não resolva a tempestade de broadcast na raiz, esse recurso limita a intensidade do fenômeno, permitindo que a equipe técnica tenha tempo hábil para acessar o equipamento, diagnosticar o problema, e resolvê-lo.  

 

João Calixto - Especialista NIS

Somos uma empresa brasileira que atua no segmento de engenharia de redes e telecomunicações, trabalhamos com sistemas técnicos avançados e temos um time de especialistas prontos para te ajudar.

COPYRIGHT - Todos os direitos reservados.

Siga nossas redes sociais:

CONTATOS

Atendimento Nacional
0800 604 5555

São Paulo
(11) 2391-1621

Curitiba
(41) 3797-9999

Belo Horizonte
(31) 2517-3550


Atendimento Ominichannel: