BGP Overview: Visão geral sobre Border Gateway Protocol

12/06/2019

O protocolo Border Gateway Protocol (BGP) foi projetado para atuar no roteamento de borda, transmitindo informações sobre toda sua estrutura de rede entre sistemas autônomos (AS). É o protocolo usado entre provedores de serviços de Internet, mas também pode ser usado entre uma empresa e um ISP. O BGP foi construído para confiabilidade, escalabilidade e controle.

Quando temos uma comunicação estabelecida entre vizinhos, utilizando o BGP, informações são enviadas descrevendo quais redes são encontradas atrás do roteador de borda. Essas informações são prefixos (classe IP atribuída a um AS), next-hop (próximo salto/caminho de como chegar até o prefixo destino), AS-Path (por quais ASes devo passar até chegar no prefixo destino) e métricas de roteamento.

Possuímos dois tipos de conexão BGP, EBGP e IGBP. O EBGP (External Border Gateway Protocol) é quando fechamos uma comunicação entre dois ASes distintos, e o IBGP (Internal Border Gateway Protocol) é quando fechamos uma comunicação entre dois ASes iguais.

Características importantes do BGP 

  • A distância administrativa (distância padrão quando o prefixo é instalado na tabela de rotas) para as rotas da EBGP (rotas aprendidas através de ASes distintos) é 20 e para as rotas IBGP (rotas aprendidas através de ASes iguais) é 200;
  • A classificação para os vizinhos BGP é tradicionalmente conhecida como peer e devem ser configurados de forma manual pelos seus administradores;
  • O protocolo BGP usa a porta 179 para a troca de atualização de rotas, e keepalives periódicas para avaliar a integridade da conexão;
  • O BGP usa vários atributos no algoritmo de decisão de roteamento.

Como outros protocolos de roteamento, o BGP suporta manipulações de melhor rota através de adição de valores métricos. Exemplificando a frase, quando recebemos dois prefixos iguais, através de dois vizinhos BGP, podemos manipular por qual caminho vamos preferir para chegar ao prefixo destino utilizando as métricas. Também existem métricas para piorar o caminho até o meu próprio prefixo.

Quando se realiza a configuração de um peer com um Sistema Autônomo vizinho, a conexão pode exibir 4 tipos de mensagens:

. Open: envia a mensagem open para seu vizinho e inclui informação do número AS, ID do roteador e tempo de espera.

. Update: essa mensagem é usada para transferir informação de roteamento entre os peers. Inclui novas rotas e atributos de caminho (métricas).

. Keepalive: os vizinhos trocam mensagens a cada 60 segundos por padrão para manter a sessão ativa.

. Notification: essa mensagem é enviada quando ocorre problema que faz com que um roteador finalize a sessão.

Entendendo BGP de forma simples

Em linhas gerais, o protocolo BGP pode ser comparado como um Sistema de GPS. Por exemplo, quando estamos prestes a sair de casa para um destino específico, informamos ao nosso sistema GPS onde estamos e para onde queremos ir. Com essas informações, o sistema de GPS irá avaliar as rotas possíveis para esse destino e definir qual a melhor para exibir ao usuário.

O BGP faz, basicamente, o mesmo. Quando um usuário na sua casa decide acessar um site qualquer, ele informa um destino a ser alcançado e sua solicitação trafega toda a internet por uma rota definida pelo protocolo até chegar em seu destino.

E snós vamos continuar com essa aulinha sobre BGP. Fique ligado

“The name of a resource indicates what we seek, an address indicates where it is, and a route tells us how to get there”. - John F. Shoch

 

“O nome de um recurso indica o que procuramos, um endereço indica onde ele está e uma rota nos diz como chegar lá”. - John F. Shoch

* Lucas Moreira - Especialista NIS

Somos uma empresa brasileira que atua no segmento de engenharia de redes e telecomunicações, trabalhamos com sistemas técnicos avançados e temos um time de especialistas prontos para te ajudar.

COPYRIGHT - Todos os direitos reservados.

Siga nossas redes sociais:

CONTATOS

Atendimento Nacional
0800 604 5555

São Paulo
(11) 2391-1621

Curitiba
(41) 3797-9999

Belo Horizonte
(31) 2517-3550


Atendimento Ominichannel: